| 

Centro de Memória Prof.a Batistina Maria de Sousa Corgozinho

      O Centro de Memória foi instituído em abril de 2005, através da Resolução da Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI, nº 06, para atender às demandas regionais e da comunidade acadêmica no que diz respeito à promoção e à integração de investigações sobre questões relacionadas à memória, à história oral, tradições e patrimônio cultural, bem como realização de estudos e pesquisas no seu campo de atuação. Nesse sentido, realiza pesquisas sobre questões relacionadas à memória, patrimônio e tradições culturais do Centro-Oeste Mineiro em relação à sociedade, educação, cidade, imprensa, cultura, tradições, patrimônio, acervos e política; disponibiliza para a comunidade acadêmica e geral, um banco de imagens de documentos históricos e fotografias que vem sendo coletados e digitalizados desde o ano 2002; promove eventos acadêmicos com a participação da comunidade e de alunos dos diferentes cursos oferecidos em Divinópolis, Cláudio e Abaeté; interage com os cursos de graduação, pós-graduação e com o Centro de Referência Técnica em Pesquisa e Extensão, realizando atividades, pesquisas e acolhendo alunos em iniciação científica e pós-graduação; promove a realização de estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória, das tradições e do patrimônio histórico e sociocultural.

      O Centro de Memória Profª Batistina Corgozinho (CEMUD) coloca à disposição da comunidade acadêmica sua infraestrutura e o acesso aos conjuntos documentais sob sua guarda. Aberto à participação de professores interessados em desenvolver projetos de pesquisa sobre a memória enquanto tema transversal que, assim considerado, diz respeito a todas as áreas do conhecimento, está aberto também a alunos que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de iniciação científica e à população em geral. Entre seus acervos, constam coleções de fotografias de Divinópolis e coleção de jornais editados em Divinópolis na primeira metade do século XX, acervo fotográfico e outros documentos (digitalizados) do Museu Histórico de Divinópolis e Arquivo Público Municipal e outros.

      A iniciativa de criação do CEMUD surgiu a partir da execução do projeto “Uso da Tecnologia Digital na preservação da Memória Histórico-Cultural de Divinópolis”, coordenado pela Profª Batistina Maria de Sousa Corgozinho, desenvolvido no período de 2001 a 2003, dentro do Programa de Preservação sob forma digital da Memória Histórico-Cultural de Minas Gerais, criado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Esse projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. O projeto contou com a parceria entre a Fundação Educacional de Divinópolis e Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de digitalizar parte do acervo de documentos históricos sob a guarda do Arquivo Público Municipal de Divinópolis e envolveu alunos dos cursos de diferentes cursos de graduação.

      Dentre os resultados desse trabalho durante o período de 2002/2007, destaca-se a criação de um banco de imagens digitais de documentos históricos, com aproximadamente 35.000 imagens, disponibilizados para o público através do Portal da Memória.

      A preservação digital não impede o processo de degeneração dos documentos. A integridade física dos mesmos exige a adoção de outros procedimentos tecnológicos e condições de acomodação adequadas e específicas. De qualquer modo, mesmo quando os acervos são preservados devidamente, o seu acesso deve ser feito de forma digital, a não ser que o uso dos documentos fique restrito a alguns poucos pesquisadores. Portanto, a importância do uso da tecnologia digital está ligada não só ao fato de preservar indiretamente o patrimônio documental como principalmente democratizar o seu acesso. A digitalização dos documentos garante sua permanência virtual, mesmo que o suporte de acessibilidade aos mesmos se modifique.

      O trabalho desenvolvido por uma equipe de professores e estudantes bolsistas tem transformado o CEMUD numa referência importante para os estudos e pesquisas sobre o Centro-Oeste mineiro.

       O Centro de Memória localiza-se na sala 406 (Bloco 4) da UEMG Unidade Divinópolis. O telefone para contato é o (37) 3229-3561 e o e-mail é memoria.divinopolis@uemg.br

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

Fotos Mais Acessadas